Chocolate, saude e prazer

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Chocolate, saude e prazer

Mensagem  Admin em Qua Jan 21, 2009 3:15 am

O Chocolate, o amigo, contém:

1- Minerais como ferro, potássio, cobre, manganês e magnésio.
2- Uma gordura saturada, composta de ácido esteárico, que não provoca o aumento do colesterol no sangue.
3- Flavonóides, antioxidantes que combatem os radicais livres, protegendo o organismo contra a oxidação dos tecidos do corpo.
4- Substâncias que podem reduzir alguns tipos de bactérias que causam a cárie dentária.
5- Outras substâncias que podem melhorar o bem estar mental, o humor e o relaxamento. Podem também diminuir o apetite ou fazer com que a pessoa sinta menos dor. Esses efeitos ocorrem porque o chocolate é rico em triptofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotonina no cérebro. As gorduras existentes na composição do chocolate liberam a produção de endorfinas, que possuem características semelhantes às da serotonina.
6- Theobromina, outra substância contida no chocolate, muito parecida com a cafeína, que estimula o sistema neuro-muscular, ativa as funções renais e beneficia o sistema nervoso. Pode melhorar estados de fadiga e estafa intelectual, desde que consumido em doses adequadas.
7- Magnésio, que pode suprir a deficiência desse elemento no período pré- menstrual, podendo ser essa uma das causas do desejo das mulheres de ingerir chocolates. Níveis mais baixos de serotonina também estão relacionados com esse desejo nesse período.

Chocolate, o inimigo:

1- Não há evidências científicas de que o chocolate causa dependência, porém após o seu consumo, ou diante de uma privação, podem aparecer em algumas pessoas reações semelhantes a um vício. Estudos indicam que, principalmente entre as mulheres, o chocolate pode desencadear comportamentos de compulsão. Há controvérsias em torno desse assunto pois as substâncias que podem ser responsáveis pela compulsão estão em pequena concentração. Não se pode assegurar que seja um alimento com potencial para causar dependência, ou que esteja relacionado a alterações neuro-químicas e hormonais, ou se não passa de um desejo por uma gratificação dos sentidos.
2- A vontade de comer chocolate não é suprida com a ingestão de qualquer outro alimento, por mais doce que seja.
3- O chocolate dietético, desenvolvido para diabéticos ou pessoas com intolerância à glicose contém o mesmo número de calorias e maior teor de gorduras saturadas. Só não contém açúcar. Por isso, engana-se quem acredita que ele não engorda.
4- Consumido em grandes quantidades pode causar insônia e nervosismo, devido à associação de cafeína e theobromina, substâncias estimulantes presentes em sua composição.

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Re: Chocolate, saude e prazer

Mensagem  Admin em Qua Jan 21, 2009 3:18 am

Para quem não resiste ao chocolate...
6 dicas para quem não consegue passar sem comer chocolates na Páscoa. Pode ser que ajude a evitar danos maiores.

1. Escolha ovos pequenos - para evitar comer um ovo grande inteiro (mas cuidado para não comer muitos pequenos)
2. Adicionar o chocolate ao menú diário: ao invés de se acrescentar o chocolate, substituir um dos lanches por um chocolate, ou a peça de fruta depois de almoço por um bombom (é menos saudável, mas se houver uma vontade incontrolável, mais vale sempre ceder a essa vontade)
3. Escolher opções menos calóricas: os chocolates puros são os menos calóricos, como o chocolate negro ou o de leite. Já os recheados são os mais calóricos.
4. Fazer do chocolate a sobremesa: após a refeição, a absorção do chocolate é mais lenta, logo, menos prejuízo. (Nunca comer chocolate à noite)
5. Não comprar grandes quantidades de chocolates: se não os tivermos em casa e tivermos de nos deslocar para os ir comprar, isso pode retirar-nos a vontade de os comer.
6. Não ir na conversa do chocolate diet ou light: muitas vezes esses chocolates ainda têm mais calorias. Vale mais comer os normais mas em poucas quantidades. Para tirar dúvidas ver a tabela das calorias que se encontra na embalagem.

O que eu faco, porque sou assim um bocado viciada em chocolate, lol, para manter o peso é usar o chocolate na asneira que faco por semana (1 x por semana como algo 'so por prazer mesmo', se for mais saudavl, melhor. Mas se me aptecer um bolo, é um bolo que como). Os danos nao sao nenhuns porque é so 1x por semana. E nesse dia geralmnte ataco o chocolate eheh

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